sexta-feira, 28 de novembro de 2008

O Segredo da Vida









Quão bendito é o amor que se encontra no coração dos homens... o germen divino se manifesta dentro de todos nós, a cada passo crescendo, se desenvolvendo. Sublimando dia-a-dia o que antes era só desejo, o que antes era só instinto, eleva o homem ao patamar de co-criador desse universo!
Sim... co-criador, para isso Deus o coloca na estrada da Vida, de frente com todo tipo de obstáculo, de luta... impulsionando-o a se burilar, a crescer, a pensar, a sentir, enfim a amar... amar que é a elevação suprema do homem, seu status definitivo nesse universo criado exatamente pela fonte de tudo: a causa primeira de todas as coisas!!! A mesma causa que João, evangelista, em sua epistola disse ser tambem o Amor!!!
Ai, bendito do que consegue ver esse objetivo maravilhoso do homem, agindo sempre com o amor, livre de qualquer apego... desprendido dos desejos de reconhecimento, sabendo se doar, como se doa a árvore, sem questionar quem lhe requisitou a sombra, ou quem lhe retirou os frutos. Seguindo o exemplo do maior Doador, que segue Anônimo em nossa trajetória, constantemente nos renovando as forças em meio as lutas desse percurso evolutivo de cada um de nós. Quem assim se porta na jornada do Espirito, nada teme, nunca se sente só, não existem dores que estorvem seus passos porque encontrou a força Maior, o segredo de viver. Conta-se que quando Deus criou o mundo ficou a imaginar onde colocaria o Segredo da Vida. Alguns anjos disseram: Coloca nas montanhas mais elevadas... outros sugeriram: coloca nas profundezas dos Oceanos... mais alguns alertaram: deposita nas entranhas da terra. Mas O Senhor não julgou conveniente nenhum desses lugares, deveria o Segredo da Vida estar acessivel a todos. Certo anjo então replicou: Pai dos Infinitos Sóis, coloque-o então no coração dos homens. Sim - disse o Amor Eterno. Dentro do coração dos homens. E assim foi feito - o Segredo da Vida está dentro de todos nós!!!
O segredo de verdadeiramente saber viver é encontrado sempre por quem se dispõe a ver com mais alegria a vida, com mais otimismo... despertando a visão de poeta, que em tudo encontra inspiração e felicidade como entendeu Sebastião da Gama nesse poema:

O Poeta Beija Tudo

O poeta beija tudo, graças a Deus... E aprende com as coisas a sua lição de sinceridade...
E diz assim: "É preciso saber olhar..."
E pode ser, em qualquer idade, ingénuo como as crianças, entusiasta como os adolescentes e profundo como os homens feitos...
E levanta uma pedra escura e áspera para mostrar uma flor que está por detrás...
E perde tempo (ganha tempo...) a namorar uma ovelha...
E comove-se com coisas de nada: um pássaro que canta, uma mulher bonita que passou, uma menina que lhe sorriu, um pai que olhou desvanecido para o filho pequenino, um bocadinho de sol depois de um dia chuvoso...
E acha que tudo é importante...
E pega no braço dos homens que estavam tristes e vai passear com eles para o jardim...
E reparou que os homens estavam tristes...
E escreveu uns versos que começam desta maneira: "O segredo é amar..."


Pois é, meus amigos... o segredo é amar, pois não demorem então... abraço a todos!!!!!

Diogo Caceres

Um comentário:

Unknown disse...

Oi! VIm retribuir a visita ao meu blog e tive uma agradavel surpresa!
Adorei seus posts...
Visitarei sempre,vou te linkar,posso?
bjs